quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Orientação pratica sobre a Primeira Comunhão

1. Antes da Primeira Comunhão, o catequizando deve se confessar. As condições necessárias para a confissão são: examinar a consciência (lembrar-se dos pecados cometidos); estar disposto a arrepender-se dos pecados cometidos; propor nunca mais pecar; contar os pecados ao padre; cumprir a penitência que o padre determinar. Devem também fazer o jejum de uma hora antes da comunhão e participar da missa junto com a comunidade. Com o coração livre dos pecados, o catequizando pode comungar em todas as missas das quais participar. É assim que devem comungar pela primeira vez.

2. Comungar é receber Jesus vivo, inteiro. Jesus é Deus e Homem. Nós comungamos para aumentar a presença e a vida de Deus em nós. Com isso nos tornamos mais gente e mais humanos. É importante abrir o coração para que Jesus venha e permaneça conosco, dando-nos força e alegria de vivermos como irmãos. Para isso, na fila de comunhão, exige-se respeito.

3. No dia da Primeira Comunhão, os catequizandos vão receber o Corpo de Cristo nas duas espécies: Corpo e Sangue, pão e vinho. Nas demais celebrações, a assembléia recebe somente o Corpo de Cristo (na hóstia consagrada há a presença do Corpo e do Sangue de Cristo) e a comunhão nas duas espécies fica restrita aos ministros do altar. Já em celebrações especiais, como na Quinta-feira Santa, todos recebem as duas espécies. É uma questão de praticidade.

4. Nas celebrações eucarísticas, a assembléia recebe a partícula consagrada na mão. A mão esquerda deve estar sobreposta à direita, mais ou menos à altura do peitoral, e assim cabe a mim, com a mão direita, elevar a hóstia consagrada até a boca. Salvo condições adversas. O sacerdote ou ministro diz: ‘O Corpo de Cristo’. E respondemos: ‘Amém’, isto é, assim seja, assim eu creio, acredito que estou recebendo o Corpo e Sangue de Cristo. Ao comungar, deixar que a partícula, o Corpo de Cristo, dissolva na boca. Não é necessário mastigar.

5. Comunhão significa ação de graças. É um momento de agradecimento, interiorização, silêncio, não de conversas. É importante acreditar e saber que está recebendo Jesus. Precisamos saber o que estamos fazendo. Quem comunga se compromete com a comunidade e se compromete com os outros. Assim unidos a Jesus vamos viver e crescer em comunidade.

6. Durante a celebração da Santa Missa ou de outros atos litúrgicos tirar os bonés, não mascar chicletes e nem balas. Há um momento para cada coisa.

Um comentário:

Anônimo disse...

mediation sunlight schoolbags unofficial consequently ajmera banking omission lays strikes antiques
semelokertes marchimundui